Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Ecologia



Não descarte no lixo, doe para os Trapeiros

PT quer impedir Moro de assumir ministério por causa processos no CNJ





Publicado em 06/11/2018 - 18:12
Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Brasília
Agência Brasil




O PT entrou com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz federal Sérgio Moro em que pede que ele seja impedido de assumir o cargo de ministro da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.
O partido argumenta que Moro não pode se exonerar do cargo de juiz, o que é necessário para que possa assumir o de ministro, enquanto responde a apurações disciplinares. O PT cita o artigo 27 da resolução 135/2011 do CNJ, segundo o qual “o magistrado que estiver respondendo a processo administrativo disciplinar só terá apreciado o pedido de aposentadoria voluntária após a conclusão do processo ou do cumprimento da penalidade”.
O próprio PT questiona no órgão, em diferentes representações, a imparcialidade de Moro para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São alvo de questionamentos atos do juiz como a divulgação de áudio com conversas gravadas da ex-presidente Dilma Rousseff e a condução coercitiva de Lula.

Presidente do STF defende reformas e maior engajamento da sociedade


Publicado em 06/11/2018 - 11:27Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil Brasília
Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu hoje (6) mudanças legais nos sistemas previdenciário e tributário, ao participar do evento 30 anos da Constituição Federal, em um hotel em Brasília. Toffoli destacou a necessidade de que a Carta Magna seja "renovada" para contribuir com as condições necessárias ao crescimento econômico e à responsabilidade fiscal.
"Precisamos reformar a Previdência para fazer frente ao aumento da expectativa de vida. E [necessitamos] de uma reforma que promova simplicidade e eficiência no sistema tributário e fiscal”, disse Toffoli antes de defender também a repactuação do pacto federativo, a fim de se evitar um "quadro insustentável de inadimplência".






Recife: Hospital Veterinário agenda castrações

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, iniciou, na segunda-feira (5), após o feriadão, os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de novembro. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), disponibiliza cerca de 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou mais de 20 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.

Os moradores da cidade do Recife podem agendar a cirurgia pelos telefones 3446-98083355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima quarta-feira (7). Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte. Através desse contato, os tutores são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação que precisa ser levada no dia da cirurgia do animal.

As marcações para o mês de novembro começam depois do feriadão e vão até a quarta-feira (7) (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Estudantes da rede municipal do Recife irão disputar Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

É nas dependências da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC), que funciona nas antigas instalações do Colégio Nóbrega, que os atletas de cinco dos seis times pernambucanos que vão disputar a Olimpíada Brasileira de Robótica vêm se preparando. A disputa acontecerá em João Pessoa e os estudantes partem às 12h desta terça (6 de novembro) da DETEC rumo à capital paraibana. Nas eliminatórias, Pernambuco obteve direito a cinco vagas para disputar o nacional e, no total, a rede municipal de ensino leva 14 estudantes de quatro times nos níveis 1 e 2 da categoria Rescue, na qual o desafio é construir e programar um robô que simule o resgate a vítimas. O campeonato acontece até o dia 9.

Alunos da rede representam cinco das seis vagas de Pernambuco para a OBR nacional, que acontece esta semana na Paraíba (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Cônsul e comissão da China conhecem Receptivo Turístico de Olinda

O Receptivo Turístico Oficial de Olinda recebeu nesta segunda- feira (05.11) a cônsul e uma comissão da Província de Sichuan, na China, além de representantes da Casa Civil de Pernambuco. O grupo, que esteve de passagem pelo Estado, veio conferir as belezas históricas e naturais da cidade Patrimônio.
“Nós estamos felizes em recebê-los aqui nesse equipamento e de mostrar um pouco do nosso turismo”, ressaltou o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz.
O grupo conheceu o Alto da Sé e se encantou com a beleza arquitetônica da cidade. “Estou achando tudo muito bonito. É a primeira vez que venho aqui e estou adorando”, comentou a representante da Secretaria.
Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

Paulista oferece descontos de até 100% nos juros e multas para pagamentos de IPTU e outros tributos

Os contribuintes do Paulista passam a contar com uma grande oportunidade para ficar em dia com o fisco municipal. A Secretaria de Finanças da cidade lançou nesta segunda-feira (05.11) o Programa de Recuperação Fiscal - Refis 2018. A iniciativa oferece condições especiais de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) e demais tributos municipais. Quem possui débitos e quiser quitar pode garantir até 100% nos juros e multas.  



Para poder obter as vantagens, o contribuinte deve estar em dia com o IPTU do exercício 2018 e com o tributo que deseja negociar. Exemplo: se quer ficar sem pendências com a Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) é necessário estar em dia com esse tributo e com o IPTU deste ano. A adesão ao Refis 2018 exige ainda que o morador apresente cópia de documento com foto, CPF, comprovante de residência. Em caso de terceiros, é exigido uma procuração válida, com firma reconhecida em cartório.

Ruas de Rio Doce recebem asfalto nesta terça-feira

As ruas 27, 28, 7 e 47, as duas primeiras na quarta e as outras duas na quinta etapa de Rio Doce, receberam imprimação asfáltica nesta segunda-feira (05), serviço que aumenta a coesão da superfície e melhora as condições de aderência entre as camadas do pavimento. Nesta terça (06.11), as vias irão receber o chamado CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Mais de 30 ruas estão sendo beneficiadas em toda a cidade.

Paulista bate meta e consegue finalizar a pesquisa “Origem Destino”

Após um ano e seis meses de contato direto com a população para identificar os anseios e as necessidades de interferência na mobilidade urbana do município, Paulista concluiu a pesquisa “Origem Destino”. A boa notícia veio através de uma publicação do Grande Recife Consórcio de Transportes, órgão responsável pela pesquisa, que inclui Paulista entre os nove municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) a alcançarem o objetivo.


Não tem espaço para um jardim? Isso pode ser resolvido com o cultivo de bonsai

Muitas pessoas tem o desejo de ter em casa um jardim cheio de flores e com bastantes plantas, mas não têm espaço para o cultivo. O bonsai é pequeno e pode ser colocado em qualquer lugar, além de ser uma ótima opção para quem não abre mão de ter uma planta em casa. 

O bonsai é um termo em japonês que significa “plantado em bandeja”. O cultivo dessas árvores iniciou na china e foi adaptado para os japoneses. Não se trata de uma espécie especifica, mas o bonsai é uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de torná-las miniaturas, ou seja, não existe árvore bonsai, mas, árvores que se transformam pelo processo de bonsai.

Atualmente seu cultivo é uma arte com o objetivo de criar uma representação realista da natureza, isto é possível através da observação, percebendo os detalhes, estilos e formas baseados no estilo natural das árvores. Para quem tem a vontade de ter um pedaço da natureza em casa, existem dois meios para conseguir, começar com a plantação da semente, mas são cerca de três anos antes que você tenha uma árvore. E para quem não pretende esperar por tanto tempo por seu crescimento pode optar por uma árvore já iniciada.