Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

II Marcha de Oxalá mobiliza adeptos de religiões de matrizes africanas de vários bairros do Paulista



Adeptos de religiões de matriz africana participaram nesta sexta-feira (25.01) de uma programação repleta de simbolismo no Centro do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O evento, que fez parte da II Marcha de Oxalá Ara Funfun, teve por objetivo chamar a atenção da população para a importância da quebra de preconceitos e respeito às diferenças, principalmente, no âmbito racial e religioso.

A concentração da marcha aconteceu na Praça João XXIII, no Centro, onde foi montada uma estrutura para receber os participantes. No local, o público pode provar uma feijoada e teve acesso a serviços de saúde (mamografia, aferição de pressão, distribuição de preservativos e informativos sobre DST’s). A iniciativa foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde, por meio da coordenação de Saúde da População Negra.

Em paralelo, os participantes entoaram cânticos tradicionais e prestaram homenagens aos defensores dos direitos dos povos de terreiro e da igualdade racial. O gerente de Igualdade Racial do Paulista, José Rufino, destacou que o evento faz alusão a uma data extremamente importante para o segmento.

“Na última segunda-feira, 21 de janeiro, o mundo celebrou o Dia Internacional da Intolerância Religiosa. E como nós não tivemos a oportunidade de fazer um evento na data decidimos mobilizar os nossos para hoje. É bom que se diga que uma iniciativa como essa é muito importante porque temos a oportunidade de reafirma o nosso compromisso com a igualdade racial e religiosa”, frisou.

Os organizadores da marcha também lembram que a lei federal 12.288/2010 prevê o direito à crença religiosa e à liberdade de culto dos povos de matriz africana e afro-indígenas. A legislação é um dos pilares da luta encampada pelo segmento, que clama pelo fim da intolerância religiosa e pelo preconceito racial.

A II Marcha de Oxalá Ara Funfun foi promovida pela Associação de Terreiros Afro-índígenas e contou com o apoio da Prefeitura de Paulista. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.