Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Doação de sangue: um gesto de solidariedade e benefícios


Nem sempre a doação de sangue beneficia somente quem está recebendo o material coletado. Quando o assunto é doação, além da ajuda para as pessoas que estão precisando, o doador também recebe alguns benefícios a saúde. Um gesto de amor que pode salvar vidas, a doação de sangue permite que o doador se sinta também importante e com um objetivo de vida: ajudar outras pessoas. A cada momento, em algum hospital, um paciente precisa de uma transfusão de sangue para viver.
Segundo os bancos de sangues, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas, e é importante que a doação se torne regular, pois os hemocentros precisam ser reabastecidos periodicamente.
A transfusão de sangue é essencial no salvamento de pacientes que foram vítimas de acidentes de trânsitos, pacientes anêmicos, com problema de coagulação sanguínea, com grandes queimaduras, entre outras emergências. A transfusão serve para restaurar o volume sanguíneo do organismo, melhorando o sistema imunológico e corrigindo distúrbios da coagulação no corpo.
Confira aqui alguns benefícios que o doador de sangue também recebe:
REDUZ O EXCESSO DE FERRO – O ferro é um dos principais componentes responsáveis pelas células vermelhas no sangue, e a falta dele faz com que o organismo produza menos células vermelhas, desencadeando o quadro de anemia. O acúmulo de ferro no sangue pode ser inflamatório, principalmente, para os homens, já que as mulheres não possuem essa necessidade pelo fato de perderem ferro durante o período menstrual.
DESCOBERTA DE PROBLEMAS DE SAÚDE – Antes da coleta do sangue, o doador é submetido a exames que podem detectar problemas a saúde, como, DST’s e anemias. Por isso quem doa sangue também faz um check-up, podendo se prevenir antes da doença se desenvolver.
DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS – Segundo especialistas, o acúmulo de ferro no sangue faz com que as veias artérias se comprimam, aumentando o número de doenças cardiovasculares.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.