Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura do Recife monta programação para o aniversário de 482 anos da cidade

A partir deste sábado (9), começa a programação gratuita que celebra o Recife. Serão diversas opções, que vão da celebração ao brega à atividades esportivas, Espetáculo O Boi Voador, aniversário do Compaz e muito mais

O Carnaval 2019 acabou, mas o Recife ainda tem outros 482 motivos para comemorar. O aniversário da cidade, celebrado no dia 12 de março, ganhou uma intensa programação que envolve diversas secretarias da Prefeitura do Recife. Já neste sábado (9), o Recife Antigo recebe o evento Capital do Brega, realizado em parceria com a Globo Nordeste, que convida todos os recifenses a curtir o ritmo que já entrou até para a lista de manifestações culturais de Pernambuco.
A festa continua na próxima terça (12), aniversário da cidade, a partir das 8h, no Compaz Governador Eduardo Campos, que comemora três anos de serviços prestados e acolhimento à população do Alto Santa Terezinha e demais comunidades, também no aniversário da cidade. Ao longo da semana, vai ter ainda programação esportiva e passeios temáticos. As celebrações terminam no domingo (17), com o espetáculo que foi sucesso no ano passado, O Boi Voador. 
Com lugar certo no coração de todo recifense e enraizado na cultura local, o brega vai ganhar, neste sábado (9), um festival aberto ao público, que contará com 17 grandes nomes do gênero. Labaredas, Kelvis Duran, Banda Torpedo, Michelle Melo, Joelma, O Conde Só Brega e muitos outros artistas sobem no palco que estará na Avenida Cais do Apolo, às margens do Rio Capibaribe.
A festa começa com a reunião de todos os artistas envolvidos, a partir das 18h. O festival será dividido em três blocos, sendo o primeiro representado pelos MCs, com Tróia, Elvis, Sheldon, Roginho, Japão e Cego. O segundo bloco será dedicado ao brega novo, com Eduarda Alves, Kelvis Duran, Banda Torpedo, Sedutora, Michele Melo e Joelma. Encerrando a noite, sobem ao palco a Banda Labaredas, seguida pela Metade, The Rossi, O Conde e As Amigas do Brega.
O brega é um dos gêneros musicais mais representativos da periferia recifense e faz parte do dia a dia dos pernambucanos desde a década de 70. A importância do brega garantiu o seu espaço no calendário festivo da cidade, quando, em 2018, o prefeito Geraldo Julio sancionou a lei nº 18.474/2018 que institui o dia 14 de fevereiro como Dia Municipal da Música Brega. 
Na terça-feira (12), a partir das 8h, o Compaz do Alto Santa Terezinha celebra o aniversário da cidade com orquestra de frevo, apresentações de artistas circenses e corte de bolo. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 400 kg e será distribuída ao público em 3.500 fatias individuais.
O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, completa nesta terça (12) três anos de funcionamento e transformação de vidas. Cerca de treze mil pessoas estão cadastradas no equipamento público municipal, que oferece vários tipos de serviços e atendimentos. Todos os dias, mais de 3 mil pessoas realizam atividades na primeira Fábrica de Cidadania do Recife. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), no bairro onde está o Compaz Eduardo Campos o índice CVLI (Crime Violento Letal Intencional) caiu em 27,3% no