Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saúde do Paulista oferece tablets para potencializar trabalho dos agentes de endemias


Para potencializar o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias – ACEs, a Prefeitura do Paulista vai disponibilizar tablets, auxiliando o serviço da diretoria de Vigilância Ambiental no município. O prefeito Junior Matuto esteve na Secretaria de Saúde para acompanhar os ajustes finais da implantação desta ferramenta tecnológica na rotina de trabalho dos ACEs.
No encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (30.01), foi apresentado o novo sistema e como funcionará nos territórios assistidos. Os agentes registrarão nos tablets as visitas domiciliares, diagnósticos e notificações dos casos de arboviroses (doenças causadas pelos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela) e de outros tipos de doenças. Os dados serão coletados através de um sistema chamado Atend Endemias, desenvolvido em parceria com a Empresa Novetech Soluções Tecnológicas.
A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, disse que a implantação do sistema tecnológica é um pioneirismo para o município. “Largamos na frente com uma ferramenta personalizada para a cidade, saindo como o único município em Pernambuco utilizando esse modelo que construímos. Antes qualificamos o trabalho dos Agentes Comunitários Saúde - ACS, agora vamos dispor de tablets também no atendimento prestado pelos ACEs, para otimizar o trabalho da vigilância ambiental”, finalizou Fabiana.
O prefeito Junior Matuto ressaltou que a ampliação do uso dos tablets para os ACEs comprova o sucesso da ferramenta no trabalho dos servidores. “Quando implantamos a tecnologia para os Agentes de Saúde, observamos uma melhoria significativa na qualidade dos serviços oferecidos. Isso surtiu efeito no atendimento à população. Com isso, conseguimos não só atingir as metas, mas principalmente, atender com mais eficiência. Então, vamos ampliar o uso deste equipamento,” concluiu o gestor municipal.

Júnior Matuto avalia sugestões para melhorar o transporte complementar na cidade


O prefeito Júnior Matuto recebeu na manhã desta quarta-feira (30.01), representantes da cooperativa de transporte alternativo do Paulista para debater e encaminhar métodos operacionais que fortaleçam o transporte complementar na cidade. A reunião aconteceu no Centro Administrativo, em Maranguape I, e contou com a presença do presidente do sindicato de transporte alternativo do estado de Pernambuco, Juarez Marcolino.
Na ocasião, os profissionais tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões sobre o serviço que é prestado para a população. “Primeiro gostaria de agradecer o prefeito pela receptividade. Nós que fazemos parte da cooperativa e do sindicato conseguimos dar um passo à frente ao qualificar a categoria. Então hoje, estamos aqui para pedir ao pessoal responsável pelo transporte na cidade, que intensifique a fiscalização e combata de verdade quem não se adequou aos requisitos para exercer a profissão”, afirmou Marcelo José de Oliveira, presidente da Cooperativa do Transporte Complementar do Paulista.
A gestão municipal, baseado nos critérios previstos em lei, passou a exigir dos permissionários desde 2017, a categoria D da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) além do curso de transporte de passageiros ministrado pelo SEST SENAT, com o intuito de qualificar o atendimento à população.  
O presidente do sindicato do transporte alternativo de Pernambuco, Juarez Marcolino Viera, adiantou quais são os metas da categoria. “Queremos garantir alguns direitos para a populaç